Covid 19 antecipa ações da Secretaria da Agricultura

Covid 19 antecipa ações da Secretaria da Agricultura

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, realizou hoje a abertura simbólica da vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul. O governo gaúcho pediu ao Ministério da Agricultura a antecipação da etapa, que deveria ser realizada em maio, na tentativa de obter o avanço de status sanitário na Organização Mundial de Sanidade Animal junto ao estado do Paraná, que vacinou pela última vez em novembro de 2019. Ouça abaixo a fala do secretário Covatti Filho.

Na propriedade de Selito Carboni, no limite entre Barra do Ribeiro e Guaíba, foi realizada uma pequena solenidade para marcar o momento histórico, uma vez que essa poderá ter sido a última abertura de etapa. Conforme Covatti filho, a partir do final do período, em 14 de abril, as ações SeapDR estarão voltadas mais à parte de defesa e fiscalização. 

O governador do estado Eduardo Leite havia confirmado presença no local, mas em função das movimentações em torno do Covid-19 não pode comparecer. Sobre a pandemia , o secretário da agricultura afirmou que não deverá haver prejuízo para o cumprimento da etapa. Entretanto, garantiu que a pasta deverá anunciar, ainda nesta semana, medidas para evitar que o produtor precise se deslocar até a inspetoria veterinária para notificar a vacinação. “Estamos trabalhando para ver as possibilidades de fazer a comunicação via internet, otimizar essa prestação de serviço”, afirmou. Segundo ele, ferramentas com essa finalidade já estavam sendo estudadas, mas que com o novo coronavírus o processo foi acelerado. 

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, afirma que cada vez mais a população vem tomando consciência sobre o significado de “responsabilidade compartilhada”. “Assim como ao lavarmos nossas mãos estaremos evitando transmitir doenças a outras pessoas, ao vacinarmos o rebanho e adortarmos medidas preventivas, também estamos colaborando para o crescimento da agropecuária do Rio Grande do Sul”, afirmou .

O Rio Grande do Sul conta com um rebanho de 12,6 milhões de animais, que deverão receber a dose de 2ml de vacina bivalente. O prazo para a imunização vai até 14 de abril e o produtor tem até cinco dias úteis após este prazo para notificar o ato e atualizar o rebanho junto às inspetorias.

Texto: Thaís D'àvila

Foto: Emerson Foguinho/Seapdr

Áudio do secretário Covatti