"Fiquem tranquilos, não estamos parados", diz ministra da Agricultura ao Conexão Rural  

Entrevistada na manhã deste sábado (14) no programa Conexão Rural, que vai ao na Rádio Acústica, a ministra da Agricultura Tereza Cristina disse que apesar da mudança de rotina causada pelas medidas de prevenção à proliferação da Covid 19, a sua equipe do Mapa e de outros ministérios estão empenhadas na busca de soluções para atenuar os efeitos da longa estiagem no Estado, que vem afetando as culturas de verão. 

A ministra explicou que além da sua pasta, que trabalha em conjunto com o Ministério da Economia e com o Conselho Monetário Nacional na busca de soluções imediatas para prorrogar os vencimentos dos financiamentos, ressarcir os  seguros contratados juntos aos bancos públicos e cooperados, também se envolvem em ações para soluções transversais o Ministério da Cidadania e o Ministério do Desenvolvimento Regional. O da Cidadania para auxiliar pequenos produtores sem acesso ao sistema financeiro de crédito. O do Desenvolvimento Regional para construção de poços artesianos em propriedades e contratação de caminhões pipa que levem água às comunidades atingidas. 

"Eu quero tranquilizar os gaúchos, informando que não estamos parados e vamos sim achar soluções", disse à ministra ao ser indagada pelo apresentador do programa, Alex Soares, sobre os encaminhamentos juntos ao Ministério da Economia. "Estamos bem adiantados em relação às resoluções do Conselho Monetário, mas temos que ter consciência de nenhum um encaminhamento destes é fácil, pois trata-se de dimheiro público e temos que ter responsabilidade", comentou Tereza Cristina. 

Duas reuniões 
Na quarta-feira (11), a ministra recebeu na sede do Mapa, em Brasília, uma delegação gaúcha que tinha o governador Eduardo Leite, dirigentes de entidades, deputados, senadores e técnicos. O grupo entregou a ela uma lista contendo um conjunto de solicitações de medidas a serem tomadas para diminuir as perdas dos produtores gaúchos. No dia seguinte, técnicos das pastas da Agricultura e da Economia, e das mesmas entidades representativas, entre as quais a Farsul, se reuniram-se novamente, também com a participação de Tereza Cristina.

As 8 medidas emergenciais que o agro gaúcho solicita: 
1. Renegociação dos créditos de custeios e comercialização contraídos até a safra 2019/2020
2. Renegociação das parcelas de investimentos com vencimentos em 2020 (incluindo as do PSI (Programa de Sustentação do Investimentos)
3. Dispensar o limite de 8%, por parte das instituições, das renegociações de operações de crédito de investimento rural contratadas com recursos do BNDES
4. Criação de linha de crédito para cooperativas, cerealistas e empresas fornecedores de insumos, para assim permitir a repactuação das dívidas dos produtores rurais.
5. Criação de crédito emergencial para agricultores familiares com prazo de pagamento de dez anos e taxa de juros de 3% ao ano
6. Linha especial de manutenção das propriedades da agricultura familiar, que tenham DAP e renda familiar de até três salários mínimos mensais.
7. Aumento dos armazéns credenciados no Estado para melhorar a distribuição de milho e a ampliar a oferta de estoque com grãos de outros estados para alimentação das cadeias pecuárias. 
8. Renegociação de dívidas dos produtores de tabaco.

 

Efeitos Corona Vírus
Na mesma entrevista ao Conexão Rural, a ministra falou sobre os efeitos no agronegócio brasileiro causados pelo Corona Vírus. Ela admite que o ritmo dos negócios dimunuiu, mas não vê maiores perdas até aqui nas exportações dos produtos brasileiros. Tereza Cristina ponderou, porém, que o maior problema são os atrasos das entregas das mercadorias em função dos navios carregados que estão parados nos portos à espera de liberação.  

Cenários e Expoagro 
O programa de sábado também teve a participação ao vivo do economista-chefe do Sistema Farsul Antônio da Luz, que discorreu sobre o conturbado cenário econômico atual, e a de Marco Antônio Dornelles, vice-presidente da Afubra e coordenador da Expoagro-Afubra, cuja edição marcada para esta próxima semana, foi canceladas. 

Por Alex Soares 

Foto/Mapa
  

Ouça a entrevista da ministra Tereza Cristina