Carne brasileira continua bloqueada ao mercado americano

Carne brasileira continua bloqueada ao mercado americano

Os Estados Unidos não irão importar carne bovina brasileira in natura do Brasil. A decisão veio depois de inspeção técnica do Departamento de Agricultura no Brasil e cujo relatório foi disponibilizado ao  governo brasileiro na quinta-feira (30).

O gesto frustrou o presidente Jair Bolsonaro, já que as exportaçõesfaziam parte de um acordo comercial acertado com presidente Donald Trump. As informações são da Folha de SP.

Isso significa que pode atrasar em até um ano a abertura desse mercado. 

A frustração também atingiu a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que deve embarcar para os EUA no dia 17, para uma nova missão no país. A decepção da ministra é potencializada pelo fato de que todas as informações solicitadas pelos EUA tinham sido esclarecidas. Não haveria, portanto, necessidade de agendamento de um nova missão ao país.

Na viagem, que já estava agendada, a ministra deverá se runir  Secretário de Agricultura, Sonny Perdue para mostrar a insatisfação. 

Os EUA suspenderam a compra de carne bovina in natura do Brasil em meados de 2017, quando estourou o esquema de adulteração da carne vendida no mercado interno e externo envolvendo um esquema de obtenção de atestados fitossanitários.

Desde então, o governo brasileiro vem tentando a reabertura desse mercado. A expectativa do governo Bolsonaro era que a proximidade com Trump e concessões feitas a Washington ajudassem na liberação das exportações de carne bovina.