Banco do Brasil lança proposta de negociação de dívidas a arrozeiros

Banco do Brasil lança proposta de negociação de dívidas a arrozeiros

Começou pela Fronteira Oeste, em Uruguaiana, as rodadas de apresentação do plano de renegociação que o Banco do Brasil elaborou para os arrozeiros gaúchos inadimplentes com a instituição.  

Durante todo o dia, birôs de negociação foram montados, após a apresentação pela Gerência de Cobrança do BB (foto), pela manhã, dos pontos da proposta. 
Houve divisão quanto à adesão entre aqueles produtores ouvidos pelo Conexão Rural, ao sairem da agência, porém, boa parte doa 40 clientes que participaram, tiveram a expectativa frustrada. Esperavam mais, segundo eles.     

Ninguém do Banco do Brasil quis falar e tampouco foram permitidas imagens do interior da agência. 

Num primeiro momento, o banco está dando preferência aos contratos ajuizados e cujos valores, com juros, já são duas vezes o do original. A instituição se dispõem até em receber a metade do valor da dívida inicial, desde que o pagamento seja a vista. 

Na opção do parcelamento, o banco oferece até 3 anos para o pagamento dos juros e dá mais nove para a quitação das parcelas, com juros de 8% ao mês. Entrada e garantias são as exigências para parcelar. 

As rodadas seguem em Dom Pedrito (22); Pelotas (23), Santa Maria (29, e Porto Alegre (30). 

Veja abaixo entrevistas com produtores e lideranças que parciticiparam das reuniões.