Federarroz lança a 30ª Abertura da Colheita do  Arroz em Pelotas

Federarroz lança a 30ª Abertura da Colheita do Arroz em Pelotas

A cerimônia foi realizada na Associação Rural de Pelotas, na tarde da última sexta-feira (11), durante Expofeira do município. O ato contou com a participação de Roberto Fagundes, vice-presidente da Federarroz, que promove há três décadas o evento. Também estiveram presentes a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara e os presidentes da Associação Rural, Carolina Osório, e do Sindicato Rural do município, Fernando Rechsteiner. A Farsul foi representada pelo diretor Fábio Avancini, e a Fetag pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas, Nilson Loeck. Também estiveram na solenidade o presidente do Irga, Guinter Frantz e o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon.

A abertura ocorrerá de 12 a 14 de fevereiro de 2020, na Embrapa Terras Baixas, em Capão do Leão (RS), com o tema “Intensificação para a Sustentabilidade”. "O evento é a maior abertura de grãos do país e na edição passada, com o apoio dos produtores e da comunidade da região, além das empresas e entidades participantes, mais de 7 mil pessoas passaram pelo local em três dias de evento", disse.

Ele também destacou as novidades para 2020, como irrigação por pivô e parcelas de integração lavoura-pecuária. "Entendemos que temos que sair da monocultura produzindo outros grãos como soja, milho e também investir em armazenagem, florestamento e pecuária para nos dar maior sustentabilidade no nosso agronegócio. Estaremos com as principais empresas que investem em tecnologias e com as instituições de pesquisa e ensino, todas elas com agendas positivas para que possamos nos manter dentro do nosso sistema produtivo", observou o dirigente.

(Com colaboração da AgroEffective)