Aviação agrícola do Conesul traça ações conjuntas

Aviação agrícola do Conesul traça ações conjuntas

Representantes das entidades que representam as empresas aeroagrícolas do Mercosul tiveram encontro em Buenos Aires, para analisar demandas comuns e traçar parcerias para promover institucionalmente o setor. Ao final, uma carta de intenções, que irá basear as ações do setor, foi assinada. 

Um dos destaques do documento é o comprometimento assumido pela Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e pela Associação Nacional de Empresas Aeroagrícolas Privadas do Uruguai (Anepa) de compilar, a exemplo do que vem sendo feito no Brasil pelo Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola do Brasil (Sindag), dados das pesquisas realizadas em cada país sobre as tecnologias de aplicação aérea. A ideia é reunir o maior número possível de dados científicos que atestem a eficiência e, principalmente, a segurança da aviação agrícola. 

Numa outra linha de ação, os três organismos irão elaborar uma campanha institucional direcionadas ao uso na internet em três linhas línguas. Além dois idiomas predominantes  nestes países, o inglês.

“Tivemos um bom encontro, com um debate aprofundado  dos cenários da aviação agrícola de cada país, com o surgimento de ideias para incentivar diversas políticas para o setor", comemorou o presidente do Sindag, Thiago Magalhães, também coordenador do Comitê Mercosul da Aviação Agrícola.

Além disso, as entidades argentina e uruguaia anunciaram envio ao governo brasileiro, o qual oferece apoio à aviação agrícola brasileira no combate às queimadas florestais no Brasil. 

O grupo também enviará nota de aprovação ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. 

Edição: Conexão Rural 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindag