Sistemas Integrados de Produção pautaram encontros técnicos em três municípios da Costa Doce

Sistemas Integrados de Produção pautaram encontros técnicos em três municípios da Costa Doce

Se é correto dizer que existem poucas dúvidas de que a lavoura e a criação bovina rendem mais unidas, também pode se afirmar que muitos questionamentos ainda pairam na cebeça dos produtores sobre a implantação dos sistema integrados, bem como a sua manutenção. Qual a pastagem certa para essa ou aquela área? Que tipo de pastoreio a ser adotado? Adubação, prazos? Enfim, são muitas lacunas a serem preechidas para comvencê-los. 

Com a o intuíto de ajudar lavoureiros e pecuaristas, técnicos do Irga, da Ufgrs e da Embrapa compartilharam, nesta segunda-feira (9), suas experiências em três municípios da Costa Doce: Camaquã, Cristal e Tapes.

Os palestrantes falaram com o Conexão Rural. Confira abaixo: 
Pela manhã, abrindo a programação da ExpoCamaquã 2019, os professores Paulo César de Faccio Carvalho, doutor em Zootecnia, e Amanda Posselt Martins, doutora em Ciência do Solo, realizaram dois paineis, nos quais apresentaram dados de pesquisas, indicações e resultados de manejos. A mediação foi do gerente do Dater do Irga, Ricardo Kroeff. 

À tarde, o mesmo grupo se dirigiu à Fazenda Corticeiras, em Cristal, onde visitaram quatro estações de produção - Contextualização e caracterização dos sistemas; produção animal; transição pecuária-lavoura, fertilidade do solo e adubação nitrogenada. 

Já no Sindicato Rural de Tapes, à noite, o veterinário e pesquisador da Embrapa Pecuária Sul Danilo Menezes Sant'Ana falou sobre os vários aspectos que envolvem a ILP, centrando sua mensagem na eficaz programação forrageira e seus resultados. 

Por Alex Soares
Confira as entrevistas: