Segundo Heinze, acordo do arroz pode ser assinado até essa quarta-feira

Segundo Heinze, acordo do arroz pode ser assinado até essa quarta-feira

Reunião ocorrida nesta segunda-feira (9), no Ministério da Agricultura, definiu as diretrizes do acordo que deve ser assinado pelo governo federal para recuperar o setor arrozeiro. De acordo com informações do senador Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que participou da reunião, um pré-acordo teria sido fechado e estaria na espera do aval dos ministros Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura). A reunião para batida do martelo deve ocorrer entre esta terça ou quarta-feira. 

Ainda segundo Heinze, a negociação deve estipular um prazo máximo de 12 para o pagamento do passivo, com 8% de juros e três anos de carência. Os valores, que também quitariam as operações junto a comércio e indústrias financiadoras, teriam como fonte os depósitos da caderneta de poupança de bancos que trabalham em sistema cooperado, como o Sicredi e o Sicoob.

Nesta reunião participaram o presidente da Federarroz, Alexxandre Velho, o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz e o deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que é o atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), além de representantes do Mapa, do Ministério da Economia e do Banco Central.  

Por Alex Soares

Ouça a mensagem do senador Heinze.

Áudio Heinze