Empresas de tecnologia apresentam soluções para diminuir perdas na pecuária

Empresas de tecnologia apresentam soluções para diminuir perdas na pecuária

O transporte é um dos pontos mais delicados quando o assunto é bem-estar animal. Durante a movimentação da propriedade ao frigorífico, por exemplo, podem ocorrer lesões que, além de estarem na contramão de políticas de bem-estar, também provocam perdas de carcaça e prejuízos ao produtor e indústria. Conforme um estudo realizado pelo Instituto Nacional da Carne do Uruguai apontou que a perda média por animal chega a quase U$ 6,50, devido a contusões, o que representa uma perda anual estimada em mais de U$ 14 milhões no rebanho uruguaio. 

Assista abaixo entrevista com Leonardo Vega

 Uma empresa uruguaia desenvolveu um sistema de anteparos que protegem o animal dentro do caminhão. O Progat é feito com plástico e borracha reciclados e reduz o número de lesões superficiais, praticamente eliminando as contusões mais profundas. 

A novidade foi apresentada pela agtech brasileira BrStart na Arena de Inovação do Sebrae dentro da Expointer 2019. 
o médico veterinário, diretor técnico da brStart, Leonardo de La Vega informa que Uma das maiores especialistas mundiais em bem-estar animal, a Temple Grandin, testou e aprovou o Progat como mecanismo redutor de problemas no gado durante o transporte. "Muitas vezes um produtor ou indústria do agronegócio têm um problema e a solução ainda não existe. A brStart nasceu para fazer o intercâmbio entre tecnologias já existentes em outros países ou mesmo entre profissionais que possam desenvolver soluções personalizadas", comentou ele em entrevista ao Conexão Rural, durante a feira. 

Seringa inteligente
Uma outra sacada da BrStart mostrada em Esteio foi uma  solução para o controle de resíduos de medicamentos em bovinos e suínos. A Seringa Inteligente funciona conectada a um aplicativo que monitora a quantidade, o tipo de produto aplicado e o tempo de carência. “Trata-se de uma tecnologia que, além do controle do medicamento, promove a rastreabilidade do rebanho, permitindo a redução de custos com a correta utilização dos produtos“, afirma Vega. 

Esta ferramenta vai também ao encontro da luta contra a resistência aos antibióticos, que  se tornou mundial a partir de 2015, quando as principais autoridades em saúde humana e animal se uniram para combater o uso excessivo de medicamentos e a resistência de bactérias às moléculas resistentes. “A Seringa Inteligente  contribui justamente para o uso racional dos produtos, permitindo maior controle do produtor e até mesmo da indústria, quando o animal chega no frigorífico e a rastreabilidade permite avaliar carências, produtos e quantidades utilizadas”, completou o veterinário. 

Com texto de Thaís D'Ávila/Foto: André Ávila - Agência RBS