Fetag avaliou no Conexão os pontos positivos e negativos do Plano Safra

Fetag avaliou no Conexão os pontos positivos e negativos do Plano Safra

O Conexão Rural deste sábado, 22 de maio, repercutiu o anúncio do Plano Safra 2019-2020, feito pelo governo federal no último dia 18. Um dos convidados para avaliar o plano, foi o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetag), Carlos Joel da Silva. 

Para o representantes da agricultura familiar, o plano foi razoável, com pontos positivos e negativos. "O volume de recursos é bom, suficiente, mas o problema é que uma expressiva parte está endividada e não tem acesso a esses valores", pontuou Carlos Joel, cobrando a aplicação efetiva dos recursos. 

Joel comemorou o acréscimo dos recursos do Pronamp - Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor -, ao mesmo tempo em que lamentou o reajuste de meio ponto porcentual nos juros do Pronaf. "Ninguém comporta mais aumento de custo, qualquer alteração repercute no caixa", lamentou. 

O presidente da Fetag também destacou positivamente a ampliação dos recursos para o seguro rural e a adoção da linha de financiamento para habtação rural. "Pode ser pouco R$ 500 milhões, mas para um programa que nada tinha, isso é significativo", disse na entrevista dada a Alex Soares. 

Crédito fundiário 

Ainda de negativo, o dirigente da Fetag disse que para o crédito fundiário, antiga demanda da entidade, nada foi anunciado. "Existe um fundo criado para este fim, mas por burocracia isso não avança", informou.

Ouça abaixo a entrevista dada neste sábado

Presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, avaliando o Plano Safra 2019-2020