Abertura da Colheita do Tabaco será em Arroio do Tigre

Abertura da Colheita do Tabaco será em Arroio do Tigre

Arroio do Tigre, município pertencente à região Centro-Serra, irá sediar a Abertura Oficial da Colheita de Tabaco no Rio Grande do Sul, em 2019. A escolha do município ocorreu na tarde de ontem, 18 de junho, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, em Porto Alegre. Da reunião, participaram o secretário estadual, Covatti Filho; o vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles; o representante do SindiTabaco, Sérgio Rauber; o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello; e os vereadores Viviane Mergen e Leandro Timm.

Segundo Dornelles, o próximo passo é a definição da data e a propriedade que irá acolher a Abertura. “Com a definição do município-sede, o próximo passo é escolher o fumicultor em cuja propriedade iremos realizar o evento, bem como a data, que, a exemplo dos dois anos anteriores, deverá ficar mais para o fim do ano”, explica o vice-presidente da Afubra. É o terceiro ano da realização da abertura da colheita da cultura, numa organização da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, junto com a Afubra, SindiTabaco e Prefeitura de Arroio do Tigre.

Na safra 2018/2019 foram 2.509 famílias de Arroio do Tigre que produziram, em 4.895 hectares,  10.240 toneladas de tabaco. Na safra anterior (2017/2018) o produtor recebeu, em média R$ 8,80 por quilo de tabaco comercializado, totalizando um faturamento de 81 milhões e 576 mil reais.