O

O "Jovens em Campo" é um investimento inteligente

Foi uma grande oportunidade para três centenas de sucessores rurais levar para as propriedades das suas famílias a experiência daqueles que já vivenciaram as mesmas dúvidas e dificuldades e as superaram, assim como entenderam melhor os cenários atual e futuro daquilo que envolve o agronegócio. 

Assim foi o "Jovens em Campo", evento promovido pelo Sistema Farsul, entre sexta-feira e sábado (14 e 15 de maio), em Gramado. No Centro de Convenções do Hotel Wish Serrano, em Gramado/RS, foram intensos momentos de troca de conhecimentos, palestras técnicas, dinâmica de grupo e debates sobre a importância da representação do produtor rural nas mais diversas frentes.

O Conexão Rural cobriu o evento, com conteúdos disponibilizados em tempo real à sua realização e com o programa de sábado sendo transmitindo ao vivo do hotel Serrano. As entrevistas vocês acompanha abaixo.

“Precisamos que vocês voltem para casa e provoquem as nossas bases, com esse manancial de informações que antes não tinham. Levem aquilo que representamos para o país, para o consumo da população, com vistas para o mundo inteiro, que nos olha como solução para os seus problemas alimentares”, disse Gedeão Pereira, presidente da Farsul, durante o encontro, aberto com uma palestra do economista Antônio da Luz, na noite de sexta-feira. Com sua pecualiar sensatez, da Luz, que chefia a equipe econômica do sistema e é diretor do Senar, preveniu os jovens dos vícios de comportamento empresarial que levaram e levam muitos produtores à bancarrota.

Histórias familiares

Um exemplo de um item exitoso da programação foram os três casos de sucessão rural, apresentados no sábado, com mediação de José Luiz Tejon, que palestrara antes.  Num deles, Gedeão Avancini Pereira, de Bagé, falou do período fora de casa, que segundo ele foi determinante, para retornar à casa, em Bagé. Fernanda Costabeber, de São Sepé, quis provar ao pai que era capaz de colocar a fazenda em outro patamar. E Fernanda Gehling, de Camaquã, lembrou da paixão da família pela terra, desde a infância, na hora de tomar a decisão. Os depoimentos foram dados ao lado dos pais. O encontro foi no sábado. 

O fundamento da sucessão é a mentoria. A melhor coisa que eu posso fazer hoje é decidir com quem eu vou enfrentar as vicissitudes do futuro”

(José Luiz Tejon Megido, escritor e especialista em agronegócio, que falou sobre as atitudes mais importantes para o crescimento pessoal e profissional. Para ele, nem sempre os mentores mais adequados estão na família genética.

Outro palestrante no painel de inovação foi o agrônomo e jornalista Donário de Almeida, que apresentou conceitos da agricultura 4.0. Depois de apresentar tecnologias de automação, big data, internet das coisas, biotecnologia e monitoramento inteligente para a agropecuária, argumentou que a tendência é de que os lançamentos sejam rápidos e ininterruptos nos próximos anos. Ele convidou o vice-presidente de marketing e vendas da AGCO, Werner Santos, para completar o raciocínio.

CNA Jovem

Durante a tarde de sábado, os três participantes do CNA Jovem 2019 — Etapa Nacional falaram sobre a experiência no programa de formação de jovens lideranças do setor. Natacha Lüttjohann, Paula Hofmeister e Edilberto Farinha foram até para as ruas de Vila Madalena, em São Paulo, defender a importância da agropecuária brasileira no dia a dia da população. Quem introduziu o assunto foi a assessora de comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) Camila Telles.

A atividade final do evento teve protagonismo dos jovens, a partir de uma dinâmica de grupo proposta pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS), o Work Café. 

Que venham outras edições. O Jovens em Campo é uma iniciativa de visão, que protege, incentiva, faz refletir e prepara os futuros protagonistas da produção gaúcha.