Case Expodireto é apresentado por Nei Mânica em encontro nacional das cooperativas

Case Expodireto é apresentado por Nei Mânica em encontro nacional das cooperativas

O maior encontro de lideranças do cooperativismo agropecuário debateu, nesta terça-feira, 4, a importância das feiras organizadas por cooperativas para o crescimento do agronegócio. Dentre os painelistas, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que apresentou os resultados da Expodireto Cotrijal, feira organizada pela cooperativa e que em 2019 completou 20 anos.

O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias estende-se até esta quarta, 5, em Campinas (SP), com a participação de mais de 480 pessoas. O objetivo é discutir o futuro do setor que representa quase 50% do Produto Interno Bruto agrícola, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Considerada uma das mais importantes feiras agropecuárias do mundo, a Expodireto Cotrijal recebeu 268 mil visitantes, de 70 países, em sua 20ª edição e os expositores fecharam mais de R$ 2,4 bilhões em negócios. Levando tecnologia, informação e ótimas oportunidades de negócios para os produtores, independente do tamanho da propriedade, a Expodireto vem contribuindo de maneira significativa para a evolução da produtividade, tando na agricultura quanto na pecuária, foco principal da feira.

Segundo Manica, hoje a região de atuação da Cotrijal tem produtividade muito acima do Estado e do país na soja e a feira teve papel fundamental nessa evolução. Nos últimos cinco anos, a média de produtividade na Cotrijal é de 16 sacas a mais do que a gaúcha. “A incorporação de tecnologia nas propriedades, a partir da Expodireto, e atuação da cooperativa junto ao produtor, através da assistência técnica, permitiu chegarmos a esses índices relevantes”, apontou.

Também participaram do painel os presidentes da Coopavel, Dilvo Grolli e da Copercampos, Luiz Carlos Chiocca. A Cotrijal também está representada no evento pela gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Simone Rohrig.

O ENCA – O Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias discute temas como aceleração do crescimento, governança, tecnologias digitais, finanças e gestão de risco nas cooperativas. A programação conta com discussões, palestras práticas e inovadoras e networking com grandes players do mercado. O encontro recebe palestrantes renomados como os jornalistas Ricardo Amorim e Alexandre Garcia, o administrador de empresas Max Gehringer e o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.