O uso de aviões e drones na lavoura pautou a segunda noite da Semana Arrozeira de Alegrete

O uso de aviões e drones na lavoura pautou a segunda noite da Semana Arrozeira de Alegrete

A participação da aviação agrícola e dos drones nas lavouras brasileiras foi o tema da segunda noite da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete. Num debate, mediado pelo empresário Paulo Costabeber, diretor-presidente da Super Tratores, o consultor de segurança Agadir Jhonatan Mossmann representou o Sindag – Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola – e Marcos Oliveira falou pela Allcomp Geotecnologia e Agricultura.

Mossmann fez um relato das atividades e ações que vêm sendo feitas pelo Sindag para desmistificar conceitos que foram criados em torno da aviação, elegida por ambientalistas como símbolo anti-ambiental. O consultor também nomeou a lista de exigências impostas à aviação agrícola, sem a qual a produção de grãos brasileira cairia expressivamente.

Marcos, consultor técnico da Allcomp falou sobre as aplicações e os demais usos dos drones nas lavouras, afirmando que os equipamentos não devem, num curto prazo, substituir as aplicações tradicionais feitas pelos aviões. “Os drones vieram para somar, para aplicarem em áreas que os aviões não podem chegar, como em locais próximos a redes elétricas, encostas e pontos de sensibilidade ambiental”, disse.

Futuro

Costabeber sugeriu à plateia, formada em sua maioria por produtores, que busquem a atualização permanente: "Quem não estiver pronto para as novidades que estão ai ou as que estão vindo, e elas não são poucas, ficará de fora e possivelmente terá de ir para outra atividade. Essa é a realidade”, comentou o empresário.