“A tecnologia soma, mas não pode ficar concentrada”, diz dirigente, na abertura da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete

“A tecnologia soma, mas não pode ficar concentrada”, diz dirigente, na abertura da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete

A evolução das tecnologias e os seus impactos no campo monopolizou os debates da primeira noite da 12ª Semana Arrozeira de Alegrete, aberta na noite deste domingo (26), no CTG Farroupilha. Trezentas pessoas acompanharam as palestras de Donário Lopes de Almeida, agrônomo e jornalista, que falou da “Disrupção do Agro” e de Cleiton José Cleiton Ramão, professor de Agronomia da Unipampa, de Itaqui e agrônomo do 9ª Nate do Irga, que atende Uruguaiana e Manoel Viana.

A plateia, a quem foi servida uma paella preparada pelo grupo de voluntários Panela Campeira, também assistiu a entrega do Selo Ambiental do Irga a empreendedores rurais da região de Alegrete.  

Ao abrir a programação, a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan justificou a predominância da tecnologia na temática da Semana Arrozeira, dizendo que as ferramentas desenvolvidas somam em todos os aspectos, gerando agilidade das operações, com precisão nas aplicações, diminuição de custos e incremento de produtividade.

Entretanto, comentou a dirigente, “Nem todos têm acesso às informações e ferramentas hoje disponibilizadas; a falta de conectividade no interior do país deixa fora deste novo mundo uma parcela significativa de produtores rurais, proporcionando a concentração da oferta de tecnologia”, disse.

Essa mesma falta de estrutura para uma melhor conectividade, ressaltou, “também provoca uma sensação de atraso a muitos, que optam em ir para cidade. E é essa perigosa divisão que temos que evitar”, ponderou.

No mesmo discurso, Fátima Marchezan pregou a necessidade da manutenção do crédito rural subsidiado e de um seguro rural que ajude a minimizar as incertezas que acompanham o produtor em cada novo ciclo de produção.

“É preciso que todos se atualizem”

Citando ainda o processo evolutivo, que trouxe a perspectiva de novos conceitos práticos das operações no campo, a presidente também defendeu a atualização do ensino voltado ao setor rural nas universidades, com a inserção, remoção ou transformação de alguns cursos. O mesmo, ressaltou, "vale para as instituições de pesquisa e extensão rural, cooperativas e entidades representativas do setor”.

Ao agradecer e citar o Panela Campeira como correalizador do evento, a produtora rural reconheceu o empenho das demais parcerias da iniciativa, como o Irga e demais entidades, além dos patrocinadores.

A 12ª Semana Arrozeira de Alegrete tem continuação nesta segunda-feira, com a palestra "Tecnologias Embarcadas para uma Agricultura 4.0", tendo como painelistas Edmilson Azevedo, da Allcomp e Agadir Jhonatan Mosmann, do Sindag, com a mediação de Paulo da Costa Beber. 

__________

Por Alex Soares/de Alegrete RS