Conhecimento, integração e homenagens na 12º Semana Arrozeira de Alegrete

Conhecimento, integração e homenagens na 12º Semana Arrozeira de Alegrete

Vai começar um dos eventos mais importantes do calendário orizícola do Rio Grande do Sul. A Semana Arrozeira de Alegrete, que está indo para a sua 12º edição, é uma promoção da Associação dos Arrozeiros do município, mas que possui forte envolvimento comunitário. O CTG Farroupilha é a sede da programação, que terá a cobertura integral do BroadCast Conexão Rural.

"Preparamos uma ampla e qualificada programação, que contempla, antes de tudo, a informação", mas que visa também a confraternização e o reconhecimento aos atores deste setor, afinal foi mais um árduo ciclo entre plantio e colheita, mas que graças a Deus o superamos", comenta a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, a produtora rural Fátima Marchezan.

A abertura oficial será no início da noite do próximo domingo (26), às 19h, com as palestras "Tecnologias Integradas para Rentabilidade da Lavoura", com o agrônomo Cleiton José Ramão, professor da Unipampa, de Itaqui, e "Disrupção do Agro", com o engenheiro agrônomo e jornalista Donário Lopes de Almeida. 

"As Tecnologias Embarcadas para uma Agricultura 4.0" é o tema do painel da segunda-feira (27), a partir das 19h. Edmilson Azevedo, da Allcomp e Agadir Jonhatan Mossmann, do Sindag, serão os debatedores, mediados por Paulo da Costa Beber. 

Na terça-feira (28), a programação começa mais cedo. A partir das 18h, Eugênio Schröder, da SC Agro, abre a noite falando "Como os Drones estão Revolucionando o Mercado da Pulverização Agrícola". Na sequência, às 19h, Diego Melo de Almeida, do Ministério da Agricultura, falará sobre Seguro Rural. 

Na quarta-feira (29), a noite será de homenagens, com a entregas do Troféu "O Taipeiro", de Títulos para sócios Beneméritos e de indenizações do Programa de Auxílio Mútuo, além de homenagens especiais da Associação dos Arrozeiros de Alegrete. 

Na quinta-feira (30), às 19h, haverá a palestra "O Futuro do Agronegócio - Um Meio Rural em Evolução. O que esperar?", com Werner Santos, da Massey Fergusson. No dia seguinte, no mesmo horário, o economista Antônio da Luz apresentará o painel "Política Agrícola no Brasil". 

A programação noturna da 12º Semana Arrozeira, que tem o patrocínio da Unicred, Massey Fergusson, Sicredi, Esco GD, Super Tratores New-Holland e Irga se encerra com o tradicional Baile do Arroz, no mesmo CTG Farroupilha, com a escolha das Soberanas do Arroz - Adullta e infantil. Os cardápios das noites serão de responsabilidade do grupo Panela Campeira. 

Outras atividades 
A programação se estende ao dia, com cursos, fóruns, paineis e torneios. Nos dias 24 e 25, a instrutora do Senar Marjana de Mattos Favin ministrará aulas de produção de alimentos à base de derivados de arroz. 

Na terça-feira (28), às 14h, o Fórum "Os Desafios Sem Fronteira - O Alegrete do Futuro", oferecerá três paineis que vai tratar sobre o desenvolvimento local. Já na quarta-feira, às 8h, as mulheres ocuparão o espaço para o painel "Lideranças Femininas na Sucessão: Como vencer as Barreiras Internas e Externas". 
Na quinta e sexta-feira (30 e 31) haverá o Torneio da Integração dos Arrozeiros, com campeonatos de truco, futebol e bocha. 

Salão da Tecnologia 
Paralelo à programação da Semana Arrozeira, haverá o Salão da Tecnologia, a ser aberta às 15h da quarta-feira (29), no mesmo CTG Farroupilha. Neste espaço haverá apresentações e debates sobre temas como saúde segurança do trabalhador rural; uso da água nas lavouras; fontes renováveis de energia e tecnologias digitais.

Serviço: 

Quando - 26 de maio a 1º de junho 

Onde -  Avenida Euripedes Brasil Milano, 509, Alegrete-RS 

Ingresso - É solicitada uma colaboção de R$ 5,00 para auxílio ao grupo de colaboradores Panela Campeira, responsável pelos jantares. 

Confira a programação completahttps://2019.semanaarrozeira.com.br/programacao/#