Representantes do agro se reúnem com empresários no Japão

Representantes do agro se reúnem com empresários no Japão

Em visita aos países asiáticos, com viagem iniciada na terça-feira (8), uma comitiva brasileira que mescla representantes do setor público e privado, começaram os compromissos oficiais pelo Japão, na última quinta-feira (10). A CNA - Confederação da Agricultura  - integra a excursão, representada pelo seu diretor de Relações Internacionais, Gedeão Pereira e pela superintendente deste mesmo setor, Lígia Dutra. 

Neste dia, uma reunião da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acompanhada do embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia e membros da delegação, com o vice-presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão, Kazuhiko Koshikawa, teve por meta atualizar dados do agronegócio brasileiro. 

Antiga parceira do Brasil, essa agência nipônica, que atende pela sigla Jica, se comprometeu, ataravé de Koshikawa-se, em auxiliar o Brasil no que se refere à atração de investimentos japoneses para infraestrutura de transporte dos produtos agropecuários. 

Na Fiesp deles
No mesmo dia, o grupo foi recebido pela Federação das Indústrias do Japão, onde empresários locais conheceram os setores do agronegócio brasileiro com interesse em investimentos externos.

A ministra nomeou, neste encontro, as principais áreas de inovação que o Brasil busca investimentos externos: "conectividade nas áreas rurais, agricultura de precisão, rastreabilidade, mecanização agrícola de última geração e automatização”. 

Tereza Cristina ressaltou aos representantes da Jica e da Keidanren, as medidas adotadas pelo governo federal para melhoria do ambiente de negócios no país. 

Café 
Na sexta-feira, uma degustação de cafés especiais promovida pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) na Ueshima Coffee Company (UCC) foi oferecida aos brasileiros. Na cerimônia,  governo e empresários debateram a entrada do café nacional no Japão, que 
é hoje o 4º ou 5º consumidor mundial de café. O Brasil é o maior produtor e exportador, e segundo maior mercado consumidor. 

A CNA também se reuniu com empresários na Federação das Cooperativas do Japão (Zen-Noh), na Marubeni Corporation, empresa de importação e exportação de produtos como grãos, e na Fruta Fruta, importadora de frutas da Amazônia, especialmente o açaí.

(Com informações do Mapa e da CNA)