Projeto de anistia do Funrural ganha novo fôlego

Projeto de anistia do Funrural ganha novo fôlego

O jogo que parecia encerrado ganhou prorrogação. É o projeto de lei 9252/2017, de autoria do deputado federal Jerônimo Goregen (progressista-RS), que propõem o zeramento do passivo do Funrural contraído por pessoas jurídicas do setor agropecuário. A dívida havia sido anistiada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que posteriormente voltou atrás. 
 

Por iniciativa de Goergen (na foto com a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegre, Fátima Marchesan) aconteceu uma audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara na tarde desta terça-feira (9), a qual teve a participação de técnicos da Advogacia Geral da União (AGU), Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), representantes do Mapa, de empresas frigoríficas e de entidades de produtores rurais. Nela, ficou acertada a tramitação do projeto, que poderá gerar nova lei.  

"A posição levada pela ministra Tereza Cristina à bancada rural na nossa reunião semanal consolida a postura do governo de extinguir esse passivo. O presidente Bolsonaro autorizou a ministra a declarar publicamente apoio à tramitação deste projeto", comenta Goergen, que infomou na sequência que a matéria passará por "adequações legislativas e orçamentárias"

Ao final da audiência o deputado progressista gravou um vídeo, no qual explica melhor o que ele denomina de "consolidação de postura" do governo Jair Bolsonaro com relação ao tema.

 Confira o que disse Jerônimo Gorgen