Programa

Programa "União faz a Vida" estimula o espírito cooperativo entre alunos

Implantado em 1996, o programa beneficiou, somente no ano passado 2.614 estudantes, 251 educadores e 19 escolas, de quatro municípios na região de atuação da Cotrijal. Foram 120 projetos desenvolvidos por alunos, inclusive os das duas cooperativas escolares criadas em 2017, que envolvem 90 estudantes.

Nesta segunda-feira, 8, dirigentes da Sicredi Cooperação RS/SC e da Cotrijal de reuniram a avaliaram positivamente este programa, que visa fortalecer o espírito de cooperação nas escolas envolvidas e nas comunidades as quais pertencem o Programa.  

O "União Faz a Vida" é uma iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, que tem por princípio fomentar os valores de cooperação e cidadania. Em Não-Me-Toque, Santo Antônio do Planalto e Victor Graeff e Almirante Tamandaré do Sul o Sicredi tem a parceria da Cotrijal e das respectivas prefeituras. 

“Acompanhei o desenvolvimento de alguns projetos no ano passado e vi de perto o quanto esse trabalho tem sido importante”, comentou o presidente da Sicredi Cooperação RS/SC, José Celeste de Negri. 

Uma das recentes melhorias adotadas no programa foi a criação da Rede de Mobilização pela Educação, que envolve empresas, entidades e pessoas das comunidades onde acontece o programa. O grupo é formado por 40 pessoas. 

“Isso contribuiu para a transformação de toda uma comunidade. É o melhor programa de educação cooperativista que existe no Brasil, por isso somos parceiros da Sicredi”, falou  o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, ao comentar que os alunos acabam levando o conhecimento adquirido para suas famílias. 

Nei César Mânica, presidente da Cotrijal e Gervásio Jorge Diel, vice-presidente da Sicredi Cooperação RS/SC participam da reunião de avaliação, bem como Nélio Heller e Ane Müller Dal Canal, também do Sicredi.

(Fonte: Cotrijal)