Americanos e chineses a um passo de acordo

Americanos e chineses a um passo de acordo

“Os Estados Unidos e a China realizaram reuniões produtivas e avançaram em várias questões fundamentais. Um trabalho significativo ainda precisa ser feito, e os diretores, vice-ministros e membros da delegação estarão em contato contínuo para resolver as questões pendentes”. Este é o conteúdo principal de nota divulgada pela Casa Branca, na última sexta-feira, 5, após a mais recente rodada de negociações envolvendo representantes oficiais dos governos dos dois países.

Esses encontros ocorreram entre 3 e 5 de abril, quando o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, acompanhado de delegação foram recebidos pelo secretário do Tesouro americado, Steven Mnuchin e pelo representante comercial Robert Lighthizer, em Washington.  

Segundo a mesma nota do governo Trump, entre os ítens das negociação esteve a agricultura, além das barreiras não tarifárias, serviços e outros.

O assunto interessa diretamente aos brasileiros, especialmente à cadeia produtiva da soja, que ao lado dos produtores americanos são os principais exportadores do commodities para Ásia. Em 2018, com a  batalha comercial travada entre os dois países, diminuiu a importação chinesa da soja americana, aumentando o volume de negócios chineses com o Brasil. 

(Fonte: Agência Safras/Canal Rural)