Afubra inaugura pavilhão da agroindústria familiar na Expoagro

Afubra inaugura pavilhão da agroindústria familiar na Expoagro

Na manhã desta terça-feira, 26 de março, visitantes e produtores puderam conhecer as novas instalações do Pavilhão da Agricultura Familiar, uma reivindicação antiga no evento. A inauguração do espaço ocorreu logo após a cerimônia de abertura da 19ª edição, com a presença de autoridades, convidados e do público.

Depois do ato simbólico, com o corte da fita, a coordenadora estadual de trabalhadoras rurais, Lérida Pivoto Pavanelo, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), destacou o sucesso do Pavilhão das Agroindústrias, como também é conhecido, ao longo das edições da Expoagro Afubra. “É uma atividade de suma importância para impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar”, acrescentou.

Em seguida, o deputado federal Heitor Schuch, emocionado, relembrou a luta das entidades na busca por um novo pavilhão. “Foram capítulos de burocracia e dificuldades. Mas hoje temos a prova de que lutar ainda vale a pena”.

Em seu pronunciamento, o secretário nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, ressaltou a importância das feiras voltadas à agricultura familiar e parabenizou a organização do evento. “É uma honra participar desse momento”.

O prefeito de Rio Pardo, Rafael Barros agradeceu o empenho de todos e reforçou o papel da pequena propriedade agrícola para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “A agricultura familiar leva o Brasil nas costas”.

Já o vice-governador, o delegado Ranolfo Viera Junior, finalizou o momento. “Estamos fechando essa manhã com chave de ouro. É uma festa coroada de êxito”. Em seguida a comitiva visitou alguns estandes, além do espaço da Emater/RS-Ascar, onde conferiu a oficina de Processamento de Carne. Após, o grupo seguiu para almoço no parque.

Saiba mais:

O Pavilhão da Agricultura Familiar fica à direita do pórtico de entrada, no Parque da Expoagro Afubra. São 1,5 mil metros quadrados que abrigam 149 agroindústrias na 19ª edição. Por lá podem ser encontrados salames, bolos, biscoitos, artesanato, plantas e muitos outros produtos provenientes de 80 municípios gaúchos.

O anúncio da construção do novo espaço ocorreu ainda na edição de 2016 da feira. A obra foi possível devido a um esforço conjunto, com verba oriunda de emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch. A obra também é um convênio com o município de Rio Pardo e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e parceria com entidades, como a Afubra.

Por Heloísa Letícia Poll/Assessoria Expoagro