Hugo Paz, presidente por dois mandatos da Farsul, faleceu neste domingo

Hugo Paz, presidente por dois mandatos da Farsul, faleceu neste domingo

O homem que comandou a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) entre 1991 e 1997 faleceu na manhã deste domingo, 27 de janeiro, em Porto Alegre. Hugo Eduardo Giudice Paz tinha 69 anos e travava uma luta contra um câncer. (Veja o vídeo abaixo com trecho da sua última entrevista)

Hugo Paz era advogado e produtor rural, iniciando sua atuação classista em Quarai, onde presidiu o Sindicato Rural local. Em 1986 foi escalado pelo então presidente da Farsul Ary Marimon a representar a entidade nos debates em torno da Constituição, que dois anos depois seria promulgada. À época, eram grandes as ameaças ao direito de propriedade. 

Três anos depois, com a chancela de Marimon, de quem foi diretor no seu segundo mandato, e de Camilo Cottens, diretor-tesoureiro e homem forte da federação, Paz se elegeu presidente da entidade. Tinha 42 anos. Foi reeleito em 1994. Ao todo foram seis anos como dirigente principal. 

Hugo Paz foi o primeiro presidente no Rio Grande do Sul do Senar,  cuja criação do serviço no Brasil teve a sua contribuição à época da elaboração dos textos constitucionais de 1988. 

Em nota veiculada neste domingo no seu seu site a Farsul lamentou a perda de Paz, que deixa esposa, um casal de filhos e uma neta.  
As despedidas ao ex-presidente são até às 20h deste domingo, na sala 3 do Crematório Metropolitano de Porto Alegre.

Por Alex Soares