"Lista tríplice do Irga é legítima", afirmaram dirigentes ao Conexão

O Conexão Rural de sábado (5) teve como um dos itens de pauta a sucessão de comando do Instituto Riograndense do Arroz. Falaram sobre o assunto o presidente da Federação das Associações dos Arrozeiros (Federarroz), Henrique Donrnelles e o presidente do Sindicato Rural de Pelotas e conselheiro do Irga, Fernando Rechsteiner. 

Nas entrevistas, os dirigentes endossaram a legalidade do processo de escolha que definiu a lista tríplice dos aspirantes à presidência do Irga. De acordo com Rechsteiner, os 51 conselheiros (65% do total) que compareceram na reunião do dia 11 de dezembro, em Cachoeirinha, sabiam que a votação integraria a pauta mais de um mês antes. 

O processo eleitoral, que culminou com a indicação de Guinter Frantz (26 votos), Renato Rocha (5) e Auro Kirinus (2), vem sendo alvo de críticas de funcionários e de uma parcela de produtores. O conselheiro, entretanto, esclareceu os detalhes do rito, feito a partir de voto secreto e sem a presença de diretores. Os outros votados foram o próprio Rechsteiner (9 votos), Enio Marchesan, professor de Agronomia (7) e Tiago Barata, ex-diretor comercial do Irga (2). Os três recusaram a possibilidade. 

Dornelles também endossou a legitimidade do processo, reiterando a representatividade dos produtores na reunião que definiu os três nomes enviados ao governador. Assim como Fernando Rechsteiner, o presidente da Federarroz observa que haverá frustração à entidade e à classe caso o governo estadual não respeite as indicações do conselho. Para Dornelles, a recondução de Guinter Frantz à presidência é a opção mais considerável, por este ter feito um trabalho satisfatório até aqui.  

Perguntado pelo apresentador do programa, Alex Soares, se está nos planos da Federarroz assumir futuramente a administração do Irga, o dirigente rechaçou a possibilidade: "A Federarroz pode ajudar na organização de um outro modelo, mas ela assumir não, isso não seria positivo para o setor", esclareceu Dornelles ao apontar a urgente necessidade de o instituto passar por uma reestruturação que vise uma maior eficiência. 
 

Dia de Campo da Região Central
O programa deste sábado também teve a participação ao vivo do professor de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Enio Marchesan, que detalhou a programação do Dia de Campo da Região Central, que ocorre no dia 24 de janeiro. 

Os outros participantes foram o comentarista José Carlos Pires, o produtor rural Almiro Bridi e o ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Clóvis Rodrigues. 
 

Presidente do Sindicato Rural de Pelotas e conselheiro do Irga, Fernando Rechsteiner
Presidente da Federarroz, Henrique Dornelles