Veja a evolução das lavouras de verão no Rio Grande do Sul

Veja a evolução das lavouras de verão no Rio Grande do Sul

Como está o avanço do ciclo atual das culturas de verão no Estado, segundo a Emater/Ascar-RS, que forneceu nesta quinta-feira o seu primeiro boletim conjuntural de 2019.  


Soja - Encerrado o plantio com a cultura na fase de germinação em 81% dos 5,9 milhões de hectares projetados. 
Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí as chuvas proporcionaram a ocupação dos espaços mais vazios das lavouras, o que amenizará a baixa densidade de plantas. 

 

Milho - 39% da área de 738 mil hectares estimados para a safra atual de milho estão na fase de enchimento de grãos. Em 4% da área já se iniciou-se a colheita do grão. Estão maduras e por colher (15%), em floração (17%) e germinação e desenvolvimento vegetativo (25%). Falta ainda semear 2% das áreas previstas com milho para esta safra.

Arroz - 5% do 1 milhão de hectares plantado iniciando a fase de enchimento de grãos.  O percentual situa-se próximo ao verificado na média das últimas cinco safras gaúchas de arroz, quando aproximadamente 3% das lavouras estavam nesta fase. Além disso, 14% das lavouras de arroz estão em floração e 81%, em desenvolvimento vegetativo.

Feijão - 30% da área de 41,5 mil hectares já colhidos. Outros 31% estão nas fases de enchimento de grãos ou maduros e por colher, 8% em floração e 32% em desenvolvimento vegetativo.