Estação da Embrapa de Capão do Leão sendo preparada para receber a Abertura da Colheita do Arroz de 2019

Estação da Embrapa de Capão do Leão sendo preparada para receber a Abertura da Colheita do Arroz de 2019

A 29º Abertura Oficial da Colheita do Arroz será realizada este ano entre 20 e 22 de fevereiro, tendo como local a Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS), próxima à Pelotas (RS). O Conexão Rural Broad Cast estará dando ampla divulgação e cobertura ao evento, ralizado pela Federarroz e com o Irga e Embrapa envolvidos.  Em 2018  a abertura foi em Cachoerinha, na Grande Porto Alegre (foto). 

Sob o tema "Matriz Produtiva: Atividade Diversificada, Renda Ampliada”, serão apresentadas as tradicionais, mas sempre atualizadas vitrines tecnológicas, com as empresas e as instituições oferecendo aos produtores as novidade para as lavouras de arroz, soja, milho e pastagens. 

 “Nós não podemos perder esta oportunidade de uma verdadeira troca de experiência com vários produtores e olhar ao vivo o que as empresas estão desenvolvendo na busca de verdadeiras soluções para os manejos da lavoura”, recomenda Alexandre Velho, vice-presidente da entidae promtora da abertura, a Federarroz. 

Nesta primeira semana de janeiro estão sendo feitos os preparos de infraestrutura,como a melhorias das vias de acesso às vitrines, além de adequação dos drenos e bueiros da estação.

"Estamos fazendo as aplicações de proteção, com fungicidas e inseticidas, para proteger o potencial produtivo das vitrines, que estão excelentes, com desenvolvimento espetacular. E as vitrines de soja algumas mais precoces estão em um período reprodutivo e outras estão em estado vegetativo, com foco na proteção do potencial contra pragas e doenças", informou o engenheio agrônomo André Matos, que coordena o Irga Zona Sul e um dos responsáveis técnicos da abertura. 

(Matéria originalmente elaborado por AgroEffective)