Nova apreensão de carne no Sul, arrozeiros em Brasília e a parolagem de Sartori

Nova apreensão de carne no Sul, arrozeiros em Brasília e a parolagem de Sartori

Operação conjunta apreende carne de abigeato em Santa Vitória do Palmar  
Uma operação conjunta do Ministério Público, Policia Civil, Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria Estadual da Agricultura e Patram apreendeu 1.500 quilos de carne sem procedência e prendeu três suspeitos, nesta quarta-feira (28), em Santa Vitória do Palmar.

De acordo com o MPE de Santa Vitória do Palmar, dos oito estabelecimentos comerciais vistoriados pelas equipes da  Operação Carne Segura apenas dois não apresentaram irregularidades. Os presos são três comerciantes, donos de mercados. Eles irão responder por crimes contra a ordem econômica, às relações de consumo e por infrações ambientais.

Quadrilha desmontada 
Abigeatários e receptadores não estão tendo moleza esta semana. No amanhecer de terça-feira, a Operação Patrulha, da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) prendeu 20 em sete municípios gaúchos, acusadas de participarem do furto de pelo menos 500 cabeças de gado, implementos e bens. A carne era vendida em estabelecimentos da Grande Porto Alegre.    

Arrozeiros marcando presença 
Entre um compromisso e outro que o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles em Brasília está tendo em Brasília, esta     semana, ele conseguiu emplacar uma reunião com a ministra anunciada da Agricultura Tereza Cristina.

Dornelles reiterou à deputada as questões que inquietam os arrozeiros, como a relacionada à competição desigual do produto  brasileiro com o produzido nos países vizinhos.

Assim como fez com o atual governo, a Federarroz vai cobrar maior rigor nos   critérios sanitários uma mais eficaz fiscalização para o arroz importado, além de mecanismos que tornem o custo da produção   nacional mais próximo dos concorrentes

 

Receptividade e pressão 

Acompanhado pelo deputado federal Covatti Filho (Progressistas), que intermediou o encontro, e por José Carlos Pires, que representa o interesse do setor em Brasília, Dornelles destacou o interesse demonstrado pela futura ministra à realidade do setor arrozeiro: "A ministra já nos afirmou que vem sofrendo uma pressão muito forte de Argentina, Uruguai e Paraguai acerca das declarações do novo governo sobre o Mercosul, mas o compromisso principal é o de defender os interesses dos produtores brasileiros", comentou o dirigente. 

Coletiva Farsul
Será no dia 6 de dezembro a coletiva de final de ano da Farsul.  Em vídeo divulgado nesta quarta-feira no Facebook, o presidente da federação Gedeão Pereira convida para acompanhar os dados e comentários sobre o "intenso ano", como ele classifica.

A coletiva será transmitida pelas rádios a partir das 11h. O Conexão Rural irá transmitir ao vivo através da sua rádio online e pelo seu canal no You Tube.   

A pequena "omissão" do governador  
Quer dizer então que a negociação da dívida do RS com a União tinha como condicionante fundamental a venda do Banrisul? Na campanha eleitoral, o candidato da situação, que tanto respeito cobrou na campanha, esqueceu de informar esse pequeno detalhe e os da oposição foram inocentes em não desconfiar.

Erraram todos

Os técnicos federais, chefiados pela dona Ana Paula Vescovi, secretária Executiva do Ministério da Fazenda, também mandaram muito mal ao estabelecerem um pacto de silêncio sobre as negociações. Por ser uma dívida pública de R$ 9 bilhões, que mexe profundamente com os interesses e com o futuro dum importante estado da federação o tema dispensa segredinhos. 

Melhores do Campo 2018 
Conexão Rural realiza na noite de 16 de dezembro a solenidade de Entrega do Troféu Melhores do Campo- Mãos que Semeiam 2018. O anúncio dos 15 vencedores e vencedoras será feito no programa que irá ao ar no próximo sábado, 1º de dezembro. 

Por Alex Soares