Conab volta atrás e não vai mais leiloar arroz em novembro

Conab volta atrás e não vai mais leiloar arroz em novembro

Um leilão para compra de arroz que seria promovido no próximo dia 13 de novembro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi abortado nesta quarta-feira (8). A oferta seria de 10,6 mil toneladas, depositada em três municípios do RS - Uruguaiana, Pelotas e São Borja. 

O anúncio do leilão não foi bem recebido entre os produtores, que através da Federarroz e do Irga, buscaram o seu cancelamento. Acionado, José Carlos Pires, que representa os interesses do setor em Brasília conseguiu falar na tarde desta quarta-feira (7), com o diretor administrativo e financeiro da Conab, Waldenor Cezario Mariot , que substituiu o presidente da companhia, Marcelo Bezerra, em férias. 

 Na conversa, Mariot foi categórico sobre o cancelamento da venda: "Amanhã (quinta-feira) mesmo, cedinho, já envio o documento cancelando isso (o leilão); estamos ai pra ajudar e não queremos prejudicar os produtores do nosso Rio Grande do Sul", comentou o presidente interino. 

A oferta de arroz não é excessiva, mas as indústrias aproveitam para gerar um ambiente de preços baixistas no mercado, principalmente num momento complicado para maioria dos arrozeiros, que precisam investir nas lavouras que estão sendo ou já foram semeadas. 

O estoque atual da Conab está em 23 mil toneladas.

Por Alex Soares