Por que Tereza Cristina será a nova ministra da Agricultura

Por que Tereza Cristina será a nova ministra da Agricultura

O nome da deputada federal Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias como titular do Mapa do governo Bolsonaro foi confirmado no final da tarde desta quarta-feira (7) na conta do twitter do presidente eleito Jair Bolsonaro. Aconteceu após reunião com a bancada ruralista, também à tarde, quando os parlamentares do grupo indicaram a colega. 

Tereza Cristina nasceu em Campo Grande (MS) há 64 anos, é engenheira agrônoma, empresária rural e preside a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).  
Ela estreou na política como secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo do MS, durante a gestão do  governador André Puccinelli (PMDB). 

Ao todo, foram sete anos de secretaria, entre 2007 e 2014, ano em que foi deputada federal, com 75.149 votos pelo PSB, onde saiu em 2017 para entrar no Democrata, se reelegendo este ano. 

A decisão de Bolsonaro estabelece o fim de uma contenda formada entre apoiadores que disputavam explicitamente a vaga ou mesmo a condição de sua indicação. Desde a primeira segunda-feira pós segundo turno, nomes foram lançados e notas e nomes plantados em forma de especulação. 
 

Passado limpo

Parecia claro, no entanto, que Bolsonaro iria escolher um nome o qual a bancada ruralista, que oficilializou apoio à campanha do militar da reserva, respaldasse. 
A escolha agrada também o público feminino, que até agora não tinha tido sinalização de participação no seu governo, tampouco no grupo designado por Bolsonaro para a transição.  

O novo governo também terá no Mapa alguém com um perfil que combina liderança política com conhecimento técnico, é conciliadora e possui um histórico político limpo.  

Por Alex Soares/CR

(Foto:FPA)