Delegacia de crimes rurais de Camaquã será inaugurada este ano

Delegacia de crimes rurais de Camaquã será inaugurada este ano

Os presidentes dos sindicatos rurais da Regional 8 da Farsul foram recebidos no início da tarde desta quarta-feira (31) pelo chefe da Polícia Civl do RS, delegado Emerson Wendt, no Palácio da Polícia, em Porto Alegre.  O objetivo do grupo foi o de reforçar junto à autoridade estadual a necessidade da urgente abertura da Delegacia Especializada na Repressão de Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), em Camaquã.

Na reunião estiveram os presidentes dos Sindicatos de Tapes, Genésio Moraes; de Camaquã, Maria Tereza Scherer Mendes; e de Guaiba, Marília Terra Lopes, além de Ivo Lessa, que representou o Sindicato Rural de Guaiba, do diretor da Farsul Fábio Rodrigues e do coronel Jerônimo Barbosa, do setor de Segurança da Farsul.

Na semana anterior, esses líderes rurais também haviam se reunido com o delegado regional Wladimir Urack, quando trocaram informações sobre a instalação da distrital. Urack, que chefiou recentes operações da Polícia Civil que resultaram em prisões e consequentes condenações de abigeatários que agiam na região, é um entusiasta desta unidade da Decrab.

A delegacia para atender aos crimes rurais em Camaquã, assim como as unidades de Bagé e de Santiago, foram anunciadas em agosto de 2017 pelo secretário da Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer. Essas outras duas já estão funcionando.

No encontro desta quinta-feira com o chefe de Polícia, o delegado Fernando Sodré ficou incumbido de viajar a Camaquã para acertar detalhes estruturais e a data de inauguração do órgão, que deverá ocorrer entre o final de novembro e início de dezembro.

Por Alex Soares