Farsul elege o seu 24º presidente

Farsul elege o seu 24º presidente

Os últimos dez meses de comando da Farsul foram decisivos para o médico veterinário e empresário rural Gedeão Silveira Pereira mostrar que além do natural carisma, o qual o caracterizou nas relações com os seus pares da entidade, possui também a virtude da liderança.

Discreto, teve o cuidado de não tomar atitudes que viessem a contrariar decisões do amigo Carlos Sperotto, de quem foi vice por uma década e meia e a quem o sucedeu em dezembro. Com habilidade, porém, aos poucos imprimiu a sua marca, que mesmo afinada com a do companheiro falecido, é personalizada. 

Neste período, rodou o Rio Grande para reaproximar os sindicatos rurais da sua entidade mãe e debateu assuntos caros aos sindicatos e aos produtores. Foi à Brasília inúmeras vezes representando os homens e mulheres do campo, viajou outras tantas para o exterior em jornadas de interesse do setor.   

Com esse conceito positivo reforçado é que o bageense chegou a 42ª eleição da Farsul como cabeça de uma única chapa.  Dos 137 sindicatos aptos a votar, 119 compareceram e votaram pela permanência de Gedeão no comando da casa. Um sindicato votou em branco.

O pleito foi realizado nesta quarta-feira, dia 31, e elegeu a próxima diretoria responsável pela gestão da federação de agricultura mais antiga do país, com 91 anos. O mandato de Gedeão inicia no dia primeiro de janeiro de 2019 e vai até 31 de dezembro de 2021.

Gedeão será o 24º presidente da Farsul. Ele será apoiado por mais trinta diretores, todos produtores rurais. 

Quem é Gedeão Pereira?

Médico veterinário, formado em 1971 pela Universidade Federal de Santa Maria, Gedeão Silveira Pereira é produtor rural, proprietário e administrador da Estância Santa Maria com produções de Pecuária de Corte (raças hereford e polled hereford) com manejo em pastagens de azévem, trevo e cornichão e agricultura de arroz, soja e sorgo e florestamento de eucaliptos. Já realizando viagens de estudos em pecuária à Nova Zelândia, Austrália, USA, Argentina, Chile, Paraguai, França, Espanha e Rússia.

Foi diretor da Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford e presidente do Sindicato/Associação Rural de Bagé por dois mandatos. Presidiu a Comissão de Assuntos Fundiários da Farsul, onde, também, foi vice-presidente por quatro mandatos e vice-presidente da CNA.

Preside a Federação, desde dezembro de 2017, após o falecimento de Carlos Sperotto. Pela mesma razão, é presidente do Sebrae/RS e vice-presidente do Fundesa. É o responsável pelas negociações de comércio exterior da CNA e presidente do Fórum Mercosul da Carne.

Confira a entrevista do presidente eleito abaixo: